Sinais e Sintomas
Os sintomas são iguais em todas as pessoas?
A síndrome do intestino irritável (SII) começa frequentemente na idade adulta jovem, e é mais comum nas mulheres do que nos homens. O sintoma mais comum da SII é a dor abdominal associada a mudanças nos hábitos intestinais (diarreia e/ou obstipação).
Sintomas frequentes
Diarreia
Uma pessoa com SII pode ter fezes com menor consistência. Os movimentos intestinais ocorrem geralmente durante o dia, e mais frequentemente de manhã ou após as refeições. A diarreia é frequentemente precedida por um sentimento de extrema urgência defecatória e seguida por uma sensação de esvaziamento incompleto. Cerca de metade das pessoas com SII também notam a presença de muco nas fezes. Diarreia que ocorre durante a noite é invulgar no contexto da SII.
Dor abdominal
Normalmente sob a forma de cólica e com localização ou intensidade variáveis. Algumas pessoas notam que o stress emocional e a alimentação agravam a dor, e que ter um movimento intestinal alivia a dor (podendo, no entanto, também agravá-la). Algumas mulheres com SII notam uma associação entre episódios de dor e o seu ciclo menstrual.
Obstipação (mais do que três dias sem evacuar)
Consiste normalmente em fezes duras, eliminadas com esforço, e não costuma ser acompanhada por sangue. A obstipação na SII pode ser intermitente e durar dias. O indivíduo pode não sentir uma evacuação incompleta, mesmo quando o reto está vazio. Esta sensação alterada pode levar a sentar-se na sanita por períodos prolongados de tempo.
Alteração nos hábitos intestinais
Os hábitos intestinais alterados são o outro sintoma típico da SII. Isto pode incluir diarreia, obstipação, ou diarreia alternada com obstipação. Se a diarreia é o padrão mais comum, a condição é chamada SII “com predomínio de diarreia”; se a obstipação é mais comum, a condição é chamada SII “com predomínio de obstipação”.
Outros sintomas
Outros sintomas de SII incluem inchaço, sensação de gás e eructações.
Fontes:
Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (https://www.spg.pt/publico/gastrenterologia-saiba-mais/).