SII: apenas cerca de 15% das pessoas afetadas procuram ajuda médica | Lux Woman
A Lux Woman falou com o Dr. Armando Peixoto, pertencente ao Núcleo de Neurogastrentrologia e Motilidade Digestiva da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, por forma a aumentar o conhecimento acerca da SII e na tentativa de melhorar o dia a dia das pessoas que sofrem constantemente com a Síndrome do Intestino Irritável.
Apesar da sua prevalência, a maioria das pessoas afetadas não procura ajuda médica, estimando-se que apenas cerca de 15% das pessoas com SII procurem ajuda médica para obter o diagnóstico e plano de tratamento. Apesar do impacto significativo da SII na qualidade de vida, com sintomas frequentes que ocorrem em média 8 dias por mês, existe ainda muito desconhecimento por parte da população em relação ao diagnóstico, implicando a realização de múltiplas consultas e exames diagnósticos desnecessários, e o consequente atraso do início de uma abordagem terapêutica dirigida e eficaz.
Artigo completo disponível em: https://www.luxwoman.pt/sindrome-do-intestino-irritavel-apenas-cerca-de-15-das-pessoas-afetadas-procuram-ajuda-medica